Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts
Saiba tudo sobre a ferramenta Buffer no ArcGis

ArcGis, um software muito popular e importante em estudos e processos de Geoprocessamento, apresenta uma série de aplicações que possibilitam o tratamento das imagens captadas. Uma das ferramentas disponibilizadas pelo software é o Buffer, um recurso que facilita a obtenção de informações sobre a área explorada. Ele é um grande aliado para a realização de atividades, tornando- as mais práticas e acelerando o procedimentos de obtenção de dados geográficos.

Conhcecer e saber como aplicar o Buffer pode ser muito útil para diversos profissionais da área ambiental. Separamos algumas informações importantes que podem te ajudar a utilizar essa ferramenta da melhor maneira. 

O que é a ferramenta Buffer? 

O Buffer, uma da opções presentes no software ArcGis, é uma aplicação que pode ser criada em torno de qualquer pontos, linhas, polígonos ou outros elementos da área selecionada. Essa ferramenta se tornou popular por gerar de maneira mais eficiente informações como Áreas de Preservação Permanente. Ele também está disponível como uma ferramenta apara a análise de proximidade, um tipo de análise em que os elementos geográficos são selecionados com base em sua distância. 

 

Como ela pode ser usada?

A opção Buffer pode ser utilizada para múltiplas funções, além do seu uso em áreas de APP, como foi dito anteriormente, o dispositivo é aplicado para a captação de informações, como zonas de amortecimento, área de impacto e delimitar áreas de influência. Em procedimentos de geoprocesso, ele é o mais indicado para o desenvolvimento de feições em rios, rodovias, ferrovias, linhas de transmissão de energia. Além disso, você pode usar o Buffer para identificar ou definir uma área a uma distância especificada em torno de um recurso, entre outros.  

Como aplicar o Buffer em um ArcGis?

Saber o procedimento correto de como aplicar o Buffer pode tornar o trabalho mais fácil e poupar tempo na realização. Os passos básicos para gerar um Buffer no ArcGis são: 

  1. Adicione a imagem ou o recurso em que deseja aplicar o buffer.
  2. Clique na aba de Geoprocessamento (Geoprocessing)
  3. Dentro do menu, selecione a o buffer. 
  4. Será aberta uma caixa com as especificações da ferramenta e lá é possível acrescentar todas as informações necessárias, como a definição de raios. 
  5. Em seguida, clique em Ok. 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit