Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Seda feita a partir de bagaço de Laranja começa a ser produzida

Seda feita a partir de bagaço de Laranja começa a ser produzida

Aparentemente, laranja é o novo preto!

Empreendedoras italianas patentearam, recentemente, um método capaz de aproveitar resíduos da indústria de sucos para produzir tecidos; que cuja produção, como sabemos, auxilia na emissão de gases poluentes do efeito estufa.

A sacada, em suma - e não desviando de piadinhas com a palavra 'sumo' - transforma os bagaços de laranjas em seda... vegana!

Adriana Santanocito e Enrica Arena, responsáveis pela Orange Fibre, empresa que administrará a tecnologia, pretendem garantir as matérias-primas de suas peças de criação da indústira italiana de suco, que tem, por ano, mais de 700 mil toneladas de frutas cítricas colhidas no país para tal finalidade.

Segundo a dupla, o fio de seda vegana feita de bagaço de laranja é leve, suave ao toque e pode ter cor opaca ou iridescente, conforme preferência e/ou necessidade de uso.

A medida surge como uma outra alternativa à criação de animais para satisfazer o império da moda, uma vez que peles falsas são feitas de plástico e, naturalmente, não são biodegradáveis.

A seda vegana será utilizada para produzir os artigos têxteis de luxo da grife italiana Salvatore Ferragamo e já rendeu à Orange Fibre uma gama de prêmios.

Dentre eles, o Mudança Global da Fundação H&M, organização que fomenta projetos de sustentabilidade, em 2016.

Os Brasileiros que criaram um método 100% Biodegradável de Proteção Ambiental

Já em 2017, a empresa foi selecionada para participar do programa de aceleração Fashion for Good - Plug and Play Accelerator, que acontece na Holanda e apresenta ao público inovações no ramo, permitindo que novos empreendedores sejam avistados por gigantes como Adidas, Kering, Target e Zalando.

Bem legal a ideia, não é?

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit