Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Tigres podem ser extintos no mundo em até 10 anos

Tigres podem ser extintos no mundo em até 10 anos

Tigres da espécie Panthera tigris correm o risco de ser extintos em menos de uma década, caso o ser humano continue a ser agressivo na natureza.

Howard Jones, CEO da instituição de vida selvagem britânica Born Free, é o portador das más notícias.

Segundo ele, é "inimaginável pensar em um mundo sem tigres" e, a menos que ajamos agora, "as consequências podem ser terríveis".

Segundo o World Wildlife Fund (WWF) e o Global Tiger Forum, houve uma queda de 96% no número de tigres nos últimos 100 anos. De 100 mil que antes existiam livremente, hoje há somente 4 mil, número acentuado após o início do século XXI.

A razão por trás dos alarmantes números está nas décadas de caça, contrabando e destruição de habitat. Hoje, tigres ocupam somente 7% das regiões que habitavam anteriormente, antes de invasões humanas.

A IUCN, ou, em português, Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, listou os felinos como ameaçados e estimou que existem atualmente só entre dois e três mil, maduros, em estado selvagem.

O resto vive em cativeiro - aproximadamente sete mil só nos Estados Unidos - e outros milhares até mesmo em ambientes domésticos, mas não na natureza.

Como Jones também acredita, a IUCN afirma que tendências populacionais mostram que o número de tigres vem diminuindo com cada vez mais rapidez, enquanto o WWF é, por outro lado, mais otimista, apresentando pesquisas não tão alarmantes.

A diferença pode residir na inclusão - ou exclusão - de animais que ainda não atingiram a maturidade, ou ainda de divergências nos métodos de contagem.

No entanto, é acordado entre todos os órgãos que o desmatamento intensivo, um dos maiores problemas enfrentados hoje pelos agentes ambientais no Brasil, é uma das principais razões por trás da destruição da fauna e flora terrestre.

A informação foi inicialmente transmitida pela Revista Galileu.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit