Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Universitários brasileiros criam jogo online sobre Educação Ambiental

Universitários brasileiros criam jogo online sobre Educação Ambiental

Falar de meio ambiente e sustentabilidade, e conseguir transmitir a importância da mensagem com a clareza que esta merece, é um trabalho árduo e que nem sempre tem frutos.

As pessoas, em especial crianças, demonstram desinteresse pela coisa 'chata' com a qual, supostamente, só a geração futura deverá se preocupar, quando, na verdade, elas já são tal geração futura. Pensando nisto, e buscando aumentar consciência nesta questão, estudantes de Ciência e Tecnologia da UFPA, Universidade Federal do Pará, desenvolveram um projeto que promete facilitar a comunicação.

Através de um jogo virtual, que ensina crianças processos de conscientização sobre os problemas ambientais de seu estado, no caso o Pará, o 'Sabiá - Uma aventura ecológica' é friendly tanto didaticamente, para salas de aula, como para entretenimento e lazer.

E o melhor: ele está disponível gratuitamente na internet e pode ser acessado de qualquer dispositivo!

O objetivo é mostrar às crianças os impactos dos desastres naturais, das mudanças climáticas e aquecimento global. Ideia dos alunos Beatriz Veras, Francisco Costa, Levi Pacheco, Ney Cristina Oliveira e Verena Ribeiro, o game foca nos problemas ambientais e como estes impactam ecossistemas e a sociedade:

'O grupo optou por enfocar situações que tiveram destaque em jornais locais, retratando situações de fácil reconhecimento pelos alunos em seu cotidiano', explica Veras.

Segundo a pedagoga Janise Viana, mestre em Gestão de Recursos Naturais e que assessorou a criação do jogo, 'professores poderão estimular a discussão sobre temas como a contaminação das águas superficiais e subterrâneas por esgotos e lixo, a poluição do ar e o desmatamento da floresta Amazônica.'

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit