Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

[VÍDEO] O IBRACAM visita o Velho Chico, na divisa de Minas com a Bahia!

[VÍDEO] O IBRACAM visita o Velho Chico, na divisa de Minas com a Bahia!

Não importa de que parte do Brasil você venha, com certeza já ouviu falar do Velho Chico.

Apelido 'carinhoso' do Rio São Francisco, este importante curso d'água é considerado o rio de integração nacional. Além de ser um grande abastecedor de água, em especial na região nordeste do país (e ao norte do estado de Minas Gerais), ele possibilita a fruticultura por onde passa, e é utilizado, adicionalmente, na produção de energia em usinas hidrelétricas.

No último 26/04, tivemos a oportunidade de vê-lo em Mocambino, um distrito de Jaíba, cidade onde parceiros do IBRACAM realizaram uma vistoria junto ao IEF numa área de supressão.

Abaixo, nosso Coordenador de Operações Ramon Carmo mostra, em vídeo, esta parte do rio, que serve também como área de travessia:

O que exatamente torna o São Francisco tão especial?

Ele é um rio perene: ou seja, possui fluxo normalmente constante e estável ao longo do ano, o que significa que ele não seca independentemente do período de estiagem.

Como também informamos anteriormente, ele é longo. E queremos dizer longo.

Ele desloca-se por boa parte do semiárido nordestino, estendendo-se por regiões de clima semiárido, árido e úmido, e tem aproximadamente 2.700 quilômetros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele chega a ocupar cerca de 8% do território nacional.

Quais estados ele atravessa?

O 'Velho Chico' percorre os estados de Minas Gerais, como pode ser visto na região que visitamos, Goiás e Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, beneficiando em torno de 507 municípios (dados do IBGE).

Ele tem ainda sua nascente histórica do alto do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais (município de São Roque de Minas). A nascente geográfica, no entanto, encontra-se em Medeiros, no mesmo estado.

Incrível, não é?

Quem aqui já teve oportunidade de visitar o rio e vislumbrar pessoalmente sua beleza? Conta pra gente nos comentários!

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit